Cursos NIJE

Bem vindo/a à nova plataforma de formação contínua da Sociedade Portuguesa de Oncologia.
O Núcleo de Internos e Jovens Especialistas da SPO apresenta o seu plano de formação para o ano 2021 em formato e-learning!
Descobre o que preparámos para ti!

Cursos disponíveis

Cursos NIJE

Inscrição

Curso de Estatística

Descrição: O Curso de Estatística dirigido a Médicos internos e jovens especialistas, organizado pelo NIJE em colaboração com a Associação para a Extensão Universitária da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (APEU/FEUC), pretende auxiliar os profissionais da área da Saúde a identificar, aplicar, analisar e interpretar procedimentos fundamentais de estatística, que incluem estatística descritiva, estatística inferencial e multivariada com recurso ao software estatístico SPSS®.

Curso de Introdução à Especialidade de Oncologia Médica

Descrição: O Curso de Introdução à Especialidade de Oncologia, iniciado em 2015, é um curso realizado pela SPO e que pretende acolher os internos do 1º ano da especialidade de Oncologia Médica. Aborda temas como a apresentação da SPO e do NIJE, descrição da estrutura do Internato Médico, bibliografia em oncologia, partilha de experiência de internos da especialidade entre muitos outros temas.

Curso de Medical Writing

Descrição: Interpretar e escrever cientificamente representam atributos que ajudarão o teu desempenho profissional ao longo da formação e da carreira. Por isso, o NIJE desenvolveu o curso de Medical Writing para que adquiras as competências bases para elaborares os teus trabalhos incorporando os teus conhecimentos clínicos e científicos numa forma coerente e criativa para aumentar a eficácia da tua comunicação.

Curso de Oncologia SPO 2021 – “Curso da Curia”.

Descrição: O Núcleo de Internos e Jovens Especialista da SPO está a organizar a quinta edição do Curso de Oncologia SPO, um curso que normalmente decorre no Curia Palace Hotel, mas este ano decorre pela primeira vez em formato online. O Curso de Oncologia SPO é uma iniciativa que pretende a formação qualificada dos internos da formação específica em Oncologia, com especial enfoque para os internos em formação mais avançada (4º e 5º anos). Com este curso, os internos recebem formação sobre mecanismos básicos de crescimento celular, farmacologia e bases teóricas da quimioterapia e indicações e gestão de toxicidades dos tratamentos sistémico nas várias áreas de patologia. Têm ainda a possibilidade de discutir casos clínicos de forma interativa, com apoio de votação por televoto. À luz do que aconteceu nas edições anteriores, os internos têm uma avaliação final, com estrutura semelhante ao exame da ESMO. O suporte de vídeo das palestras (enviado posteriormente ao curso em formato digital) permite aos internos e jovens especialistas revisitar as palestras e manter o modelo de "continuous learning”. Privilegiamos também o networking entre os jovens oncologistas e a partilha de experiências e conhecimentos.